Nas cerimônias de casamento da Grécia Antiga os convidados recebiam biscoitos feitos com a mistura de gergelim e mel, remetendo ao casamento que tem seus momentos doces e salgados.
Segundo uma tradição romana, partir um pequeno pedaço de pão sobre a cabeça da noiva era uma maneira de desejar fertilidade e também um símbolo para ela ser abençoada com abundância em seu matrimônio.
Durante a Idade Média, era costume que os convidados levassem pequenos bolos para os noivos. Cada um dos bolos era colocado sobre o outro para que os noivos tentassem se beijar sobre eles sem derrubá-los para dar sorte. Dessa forma curiosa, surgiram os bolos de noiva em andares.
Finalmente, no séc. XVII, na culinária francesa, surgiram os bolos de casamento mais parecidos com os que conhecemos atualmente: diversas camadas, recheios elaborados, ricas decorações e outros ornamentos.
Recheio
E, no que diz respeito ao recheio de um bolo de noiva, não há limites. Da receita que está na família há gerações, à escolha da cor em função da cor-tema da festa, ou então, um sabor diferente para cada camada... vale tudo. Porém, Frutas in natura, ou seja, frescas tem a durabilidade menor, portanto, o bolo deve ser feito pouco tempo antes da festa e ser conservado corretamente. Além disso, as frutas não podem ser misturadas com a pasta americana. Uma forma de não se arriscar é apostar em recheios de chocolate, doce de leite, geléias, leite condensado, entre outros, que irá agradar a maior parte de seus convidados.
Para acertar na quantidade do bolo, você deverá passar para o seu confeiteiro o número de convidados, a quantidade de aperitivos, bebidas, pratos e docinhos que serão servidos na festa para que juntos possam decidir quantas fatias serão por pessoa e assim, definir, qual será o tamanho do bolo. Lembre-se, nesse caso, é melhor sobrar do que faltar.Além da tradicional pasta americana, a massa modelável normalmente branca, hoje é possível escolher qualquer outra cor para sua cobertura, além de poder escolher a cor favorita dos noivos, isso torna mais fácil combinar com o restante da decoração além de dar um acabamento excelente ao bolo.
Já as chamadas coberturas moles como chantilly e creme amanteigado exigem cuidados especiais: Chantilly exige refrigeração (caso contrário, pode estragar e fazer mal a seus convidados), impedindo seu bolo de ficar em exposição na festa e Creme amanteigado dá uma decoração mais simples. Bolos que recebem coberturas sensíveis devem ser manuseados com muito cuidado, para não estragar sua decoração.